Na edição de hoje vamos falar sobre os canais Catsper dos espermatozoides.
A infertilidade sem causa aparente é um grande desafio para reprodução assistida. Nesses casos, os pacientes não conseguem a tão sonhada gravidez, mesmo tendo todos os seus exames normais.
O artigo de hoje traz um novo parâmetro a ser analisado para investigação da fertilidade masculina, o canal Catsper. O canal CatSper (Cation-selective Sperm Channel) é um canal iônico localizado na membrana dos espermatozoides, que permite a entrada de cálcio na célula. O cálcio intracelular é muito importante para as funções espermáticas, principalmente para sua motilidade.
Já foi descrito na literatura que a ausência do canal Catsper pode prejudicar a espermatogênese e a hiperativação flagelar em espermatozoides de camundongos, levando à infertilidade, o que sugere que esse canal também pode ter um impacto importante na infertilidade masculina em humanos.
O presente estudo teve como objetivo verificar a influência da ausência ou defeito nos canais Catsper em espermatozoides humanos.
Foi observado neste trabalho que, ao contrário do que acontece em camundongos, alterações nos canais Catsper em humanos parecem não prejudicar a espermatogênese. Porém, os espermatozoides com algum tipo de deficiência nesse canal não passam pela hiperativação flagelar, etapa essencial para fertilização.
Esse achado é de extrema importância para a Reprodução Humana Assistida, já que a alteração no canal Catsper pode ser a causa da infertilidade masculina em pacientes com resultados normais na análise seminal.
CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSO POST NO INSTAGRAM
Além disso, foi observado nesse estudo que pacientes com alteração nos canais Catsper não obtiveram gravidez quando utilizadas as técnicas de FIV clássica (FIVc) e Inseminação Intrauterina (IIU), mas ao utilizar a técnica de ICSI, os resultados foram positivos. Isso pode ser explicado porque nos espermatozoides com defeito no canal Castper não ocorrerá a hiperativação flagelar, o que resulta na falha de fertilização nas técnicas de FIVc e IIU.
Podemos concluir que a avaliação dos canais Catsper nas amostras seminais pode representar uma inovação na investigação da fertilidade masculina! Não só identificando o motivo da infertilidade em indivíduos com infertilidade sem causa aparente como também indicando a melhor técnica a ser utilizada para cada paciente.
O Catsper Test é produzido pela empresa alemã Truion e será em breve comercializado aqui no Brasil pela Intermedical! O teste tem um protocolo simples que permite a identificação de amostras com defeitos nos canais Catsper. Ele não exige equipamentos diferentes dos já usados em um laboratório de reprodução assistida e apresenta um diferencial para o tratamento de seus pacientes.