Intermediando Seu Conhecimento | Edição 10 – Fertilidade masculina: comparando fragmentação do DNA espermático e morfologia dos espermatozoides

Início - Blog - Intermediando Seu Conhecimento | Edição 10 – Fertilidade masculina: comparando fragmentação do DNA espermático e morfologia dos espermatozoides

Na edição de hoje, vamos falar sobre relação entre fragmentação do DNA espermático e morfologia dos espermatozoides.

O artigo que trazemos hoje pretende comparar dois parâmetros muito importantes na análise da fertilidade masculina: a fragmentação do DNA espermático e a morfologia dos espermatozoides. Tanto a avaliação da morfologia quanto da fragmentação do DNA são dados extremamente importantes para o manejo clínico de pacientes que estejam em investigação da fertilidade e estudos que comparem esses parâmetros são muito importantes não só para o tratamento, mas para indicação de exames complementares aos pacientes.

Neste estudo, foi utilizado o kit Canfrag, produzido pela Candore e comercializado pela Intermedical, que apresenta um protocolo prático e confiável para detecção de fragmentação do DNA espermático e o kit de coloração Spermac, produzido pela Fertipro e também comercializado pela Intermedical, que é um método de coloração específico para espermatozoides, que destaca os seus componentes, permitindo uma avaliação precisa de defeitos estruturais dessa célula.

Kit Cnafrag

Kit de Coloração Spermac

Esse estudo foi conduzido no Brasil e contou com 132 participantes, que estavam em investigação da fertilidade. Esses indivíduos foram divididos em 2 grupos: morfologia normal (≥4% de formas normais no ejaculado) e morfologia alterada (<4% de formas normais no ejaculado).

Não foram encontradas diferenças estatísticas entre os dois grupos na correlação entre a morfologia e a fragmentação do DNA. Porém, esse resultado se mostra muito valioso, ao indicar que, mesmo tendo todos os parâmetros do espermograma normais, ainda é possível que a fragmentação do DNA espermático esteja alterada. O que mostra que o manejo individual de cada paciente é muito importante na reprodução assistida, e a avaliação e prescrição de exames são pontos-chave no tratamento.

[Baixar artigo]

Mesmo sendo responsável, isoladamente, por 20-30% dos casos de infertilidade (50% se associado ao feminino), o fator masculino, normalmente, é pouco valorizado. Estudos como esse, que correlacionam parâmetros que já são analisados rotineiramente, são muito importantes para entendermos cada vez mais a fertilidade masculina, resultando em tratamentos mais eficazes.

Notícias Relacionadas

Intermediando seu Conhecimento | Edição 13 – Uma pesquisa global com especialistas em reprodução para determinar a utilidade clínica da testagem de estresse oxidativo e do uso de antioxidantes na infertilidade masculina

Intermediando seu Conhecimento | Edição 12 – Estresse oxidativo e perda gestacional recorrente: qual a relação?

A Intermedical é uma empresa especializada em produtos médicos inovadores e altamente qualificada, atuando nas especialidades:

Urologia

Equipamentos e Produtos urológicos.

Reprodução Assistida

Produtos selecionados cuidadosamente para você.