Na edição de hoje, vamos falar sobre o Ionóforo de Cálcio!
A ativação oocitária é um processo essencial para a fertilização e formação do embrião. Ela é regulada pelo aumento da concentração de cálcio intracelular. Essa ativação ocorre normalmente com a penetração do espermatozoide no oócito. Porém, em alguns casos, após a injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), essa ativação pode não ocorrer, levando à falha de fertilização ou anomalias na clivagem.
Nesses casos, a utilização do Ionóforo de Cálcio pode ajudar, através do aumento dos níveis citoplasmáticos de cálcio no oócito, permitindo essa ativação.
O estudo de hoje é uma meta-análise, publicada em 2022, cujo objetivo é verificar a eficácia do uso do Ionóforo de Cálcio nos casos de ICSI.
O Ionóforo de Cálcio V-IONOPHORE da Vitromed, comercializado pela Intermedical, é projetado para ativação oocitária, sendo especialmente vantajoso em casos de falhas anteriores de fertilização com ICSI. O produto é testado quanto a endotoxinas e demonstra um alto nível de eficácia nos testes de embriões de camundongos, o que sugere segurança e eficiência para procedimentos laboratoriais de reprodução assistida.
A meta-análise apresentada contou com 22 artigos, sendo 5 ensaios clínicos randomizados (RCTs) e 17 estudos observacionais. Foi relatado que o uso do Ionóforo de Cálcio resultou em um aumento significativo nas taxas de fertilização, formação de blastocisto, de gravidez clínica, e de taxas de nascidos vivos, o que mostra que essa substância apresenta grandes vantagens para o tratamento de Reprodução Humana Assistida. Além disso, não houve aumento na incidência de abortos e defeitos congênitos com o uso dessa substância para ativação oocitária, mostrando a segurança deste produto.
A partir da análise desses trabalhos, foi possível concluir que o Ionóforo de Cálcio é uma opção segura e eficaz para pacientes que passam por falha de fertilização em ICSI anterior, melhorando assim os resultados do tratamento.