Intermediando Conhecimento | Edição 5 – Coloração para avaliação da morfologia espermática

Início - Blog - Intermediando Conhecimento | Edição 5 – Coloração para avaliação da morfologia espermática

Vamos falar sobre coloração para avaliação da morfologia espermática.

O artigo que trazemos na edição de hoje, publicado em 2023, teve como objetivo comparar os dois métodos de coloração mais utilizados no Brasil para avaliação da morfologia espermática: Panótico (Diff-quick) e Spermac.

A coloração Spermac, produzida pela Fertipro e comercializada pela Intermedical IVF, é um método de coloração específico para espermatozoides. Esse método permite uma clara visualização do espermatozoide e de suas estruturas, permitindo um diagnóstico preciso e confiável.

Por muito tempo, a motilidade dos espermatozoides foi considerada o aspecto mais importante do espermograma, porém, diversos estudos mostram a importância da análise da morfologia espermática como indicador da saúde reprodutiva masculina.

O método Panótico foi incialmente utilizado para coloração hematológica, mas foi observado que seus resultados seriam comparáveis ao padrão ouro para avaliação da morfologia espermática (Papanicolau), sendo um dos métodos de coloração recomendados pelo manual de análise seminal da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Spermac foi incialmente utilizado para avaliação da morfologia espermática de animais domésticos, porém se mostrou uma coloração adequada para essa avaliação em diversas espécies como bodes, cavalos, touros, cachorros, javalis e humanos. Sendo uma das colorações recomendadas para análise da morfologia espermática humana no manual “A Practical Guide to Basic Laboratory Andrology” da Universidade de Cambridge.

Neste estudo, foram utilizadas amostras de 50 pacientes provenientes do Laboratório do Banco de Sêmen do Rio de Janeiro para a comparação entre as colorações de Panótico e Spermac. Foram realizadas lâminas utilizando as duas colorações e foi feita a contagem dos espermatozoides classificando-os em normais, e com alterações na cabeça, peça intermediária e cauda dos espermatozoides, utilizando o critério estrito de Kruger.

Não houve diferença significativa na comparação entre as duas colorações referentes a alterações na cabeça e cauda. Porém, a coloração Panótico apresentou uma maior porcentagem de espermatozoides com morfologia normal e a coloração Spermac apresentou uma maior porcentagem de espermatozoides com alteração na peça intermediária.

Foi percebido nesse estudo que, utilizando a coloração Spermac da Fertipro, foi possível uma melhor observação da peça intermediária do espermatozoide. Além disso, foi possível obter uma melhor diferenciação entre essa estrutura e a cauda. Essa diferenciação foi mais difícil na coloração Panótico, na qual não foi observada uma delimitação clara da peça intermediária.

O estudo conclui que o método Spermac tem o potencial de identificar danos na peça intermediária que podem passar despercebidos utilizando a coloração Panótico. Isso mostra que a utilização deste corante pode ser útil na investigação da fertilidade masculina e ajudar no diagnóstico e tratamento dos pacientes.

ARTIGO: Comparison of Diff-Quick and Spermac Staining Methods for Sperm Morphology Evaluation

AUTORES: Lincoln Bastos Farias Junior, André Rodrigues da Cunha Barreto-Vianna , Mariana Duque de Mello, Alexandre Leseur dos Santos, Cristiane da Fonte Ramos, Paula Fontoura.

Para ler o artigo completo da pesquisa basta clicar no botão abaixo e baixar:

BAIXAR ARTIGO

Notícias Relacionadas

Intermediando Conhecimento | Edição 5 – Coloração para avaliação da morfologia espermática

Intermediando Conhecimento | Edição 4 – Óleo mineral

A Intermedical é uma empresa especializada em produtos médicos inovadores e altamente qualificada, atuando nas especialidades:

Urologia

Equipamentos e Produtos urológicos.

Reprodução Assistida

Produtos selecionados cuidadosamente para você.